Uma das coisas legais sobre música é que ela nunca para de mudar, sempre tem alguma coisa nova acontecendo. E uma dessas novidades aqui no Brasil foi o Ukulele, um instrumento havaiano que se tornou uma febre por aqui, principalmente entre os jovens. Mas o que fez o Ukulele conquistar tantos fãs?
Origem
O Ukulele é um instrumento de 4 cordas, parecido com um cavaquinho. Alguns estudiosos dizem que ele não foi criado no Havaí, mas sim que ele chegou lá levado por marujos estrangeiros em navios, em meados de 1890. O instrumento conquistou o gosto dos havaianos, que começaram a compor suas músicas tradicionais com o Ukulele.
Hoje, o Hawaí é um dos principais pontos turísticos do mundo, por causa de suas lindas praias. Quando os turistas chegam no país, são recebidos com colares de flores, o tradicional “Aloha” e com muita música ao som do Ukulele.
Ukulele pelo mundo
Talvez você já tenha escutado a música Somewhere Over the Rainbow interpretada pelo havaiano Israel Kamamawiwo’ole. Ele ganhou fama mundial com covers de sucessos internacionais e composições próprias, sempre com o Ukulele.
Já fora do Hawaí, muitos artistas usam o Ukulele em suas músicas, e um dos maiores entusiastas desse instrumento é o Eddie Vedder, vocalista do Pearl Jam, que fez várias apresentações solo apenas cantando e tocando o Ukulele. Paul McCartney, Jack Johnson, Taylor Swift e Beirut também já incorporaram o Ukulele em suas músicas.
E aqui no Brasil muitos artistas já usaram o Ukulele em shows e gravações, como Marisa Monte, Lulu Santos, Falamansa e Evandro Mesquita.
Ukulele no Brasil
Você já deve ter percebido que o Ukulele vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil, seja entre músicos profissionais ou amadores. Tem muitas escolas ensinando a tocar Ukulele e ele é facilmente encontrado nas lojas de instrumentos musicais. Mas afinal, o que levou os brasileiros a se encantarem com o Ukulele?
Não existe uma resposta clara. É como outras situações em que de repente algo cai no gosto das pessoas. Mas no caso do Ukulele, alguns fatores podem ter ajudado. Primeiro porque seu som é muito agradável, e combina com praticamente qualquer música e, assim como o violão, não precisa de outros instrumentos para acompanhar, o que é legal em uma roda de amigos ou uma apresentação em família. O som do Ukulele agrada a pessoas de todas as idades. Além disso, por seu tamanho pequeno, o Ukulele é muito fácil de transportar, e assim substitui outros instrumentos acústicos maiores.
Outro fator que merece destaque é que o Ukulele é um instrumento relativamente fácil de aprender. Isso vem fazendo com que muitas crianças e jovens escolham o Ukulele como o primeiro instrumento a ser aprendido, e o legal é que assim facilita a entrada no mundo da música.
O Ukulele também pode ser afinado de acordo com cada melodia e ritmo, tornando-o um instrumento muito versátil.
Agora que você conhece um pouco mais sobre o Ukulele, pode aproveitar para ver outros artigos interessantes sobre música no Blog da Sparflex. Acompanhe a gente!
Mau artigo ha que escrever em condições o ukulele tal como o cavaquinho brasileiro é de origem portuguesa precisamente do machete da ilha da madeira levado precisamente por emigrantes madeirenses para o hawai
Adicionar comentário