Muitas empresas acabam fazendo compra de fios e cabos, assim como de outros produtos também, de uma maneira que causa desperdícios. Por isso é preciso tomar alguns cuidados.
Existe um termo criado nos Estados Unidos e que vem sendo usado no mundo todo. É o Maverick Buying, que significa Compra Maverick. Esse termo vem do nome de um advogado norte-americano cujo nome era Samuel Augustus Maverick, que viveu entre 1803 e 1870. O que acontece é que ele criava gado mas não tinha o costume de marcar os animais, e assim acabava os perdendo e tendo um grande desperdício de dinheiro. Já no âmbito empresarial, o nome Maverick se tornou sinônimo de pessoas que compram produtos ou serviços fora dos padrões ou das necessidades das empresas em que trabalham.
Para uma empresa, esse tipo de compra que foge dos padrões causa desperdícios financeiros e outros problemas:
perde-se pela falta de comparação de preços adequada
não se sabe ao certo qual o melhor fornecedor
os preços podem ficar mais altos pois não se chega a uma boa negociação
acontece uma falta de acordos e de contratos essenciais
O que isso tem a ver com a compra de cabos? Tudo! Vamos ver alguns exemplos.
Sua empresa tem que comprar alguns cabos para fazer reposição em máquinas, mas não sabe ao certo as características técnicas desse cabo. O que pode acontecer é uma compra dos cabos errados, com dimensionamento fora das necessidades. Aí pode acontecer tanto um desperdício em uma nova compra, para conseguir os cabos corretos, ou do tempo em que as máquinas ficam paradas.
Também existe o fator de tempo para a compra. Vamos supor que sua empresa precise de determinado cabo para daqui a 10 dias. O ideal é que o pedido seja feito o quanto antes, pois alguns cabos podem demorar para ser produzidos. Então o ideal é que você se programe com antecedência, entre em contato com o fornecedor para saber o prazo de entrega e assim garanta o recebimento antes do prazo.
No caso do departamento de compras, pode acontecer desperdícios com a falta de dados corretos para a compra dos cabos, ou com a compra não autorizada. É comum que um departamento técnico, como o de desenvolvimento de produtos, peça para o pessoal de compras adquirir determinados cabos, mas caso surjam dúvidas, o ideal é sana-las antes de fazer o pedido, pois nem sempre um comprador vai ter o conhecimento técnico de um engenheiro, o que pode acarretar na compra de um cabo errado.
Para evitar a maioria dos desperdícios na compra de cabos para sua empresa, siga algumas dicas:
estabeleça padrões, como o uso de planilhas e de formulários de pedidos (que podem ser criados junto ao fornecedor
mantenha uma comunicação ativa com todos os responsáveis
crie um calendário de pedidos, levando em conta prazos antecipados para garantir a entrega a tempo
converse com o seu fornecedor para que ele ajude na definição das características técnicas
Tudo isso serve para que sua empresa evite desperdícios e ao mesmo tempo ganhe em produtividade.
Adicionar comentário