Uma das partes importantes das empresas, independente de seu ramo, é ter bons fornecedores. Seja uma empresa de revenda ou que adquira os produtos para uso próprio, o fornecimento de produtos tem que ser eficiente, dentro de um relacionamento comercial saudável. Com isso em mente, podemos então definir um passo a passo criterioso para escolher um fornecedor que vá de encontro com as necessidades da sua empresa, como preço, condições de pagamento, prazo de entrega, etc. Assim sua empresa também ganha em eficiência.
Aqui estão 4 passos para que você encontre os melhores fornecedores.
Estabeleça os critérios de avaliação
Pense nos fatores que um fornecedor deve ter para que ele possa atender bem sua empresa. Veja alguns desses fatores, mas sua empresa pode ter outras necessidades específicas:
Facilidade para se fazer pedidos
Prazo de entrega
Formas de entrega
Formas de contato
Quantidades mínimas e máximas de pedidos
Garantias de qualidade
Condições de pagamento
Política de devolução
Prazo de validade de contrato
Possibilidade de homologação do fornecedor junto à sua empresa
Defina seu processo de escolha
Depois de ter estabelecido os fatores acima, chega o momento de definir o procedimento para encontrar os fornecedores adequados. Um passo-a-passo simples inclui
Fazer uma lista de fornecedores
Entrar em contato com os possíveis fornecedores
Avaliar quais fornecedores têm a capacidade de atender sua empresa
Também é uma boa prática conversar com alguns clientes dos fornecedores para saber a impressão deles sobre o relacionamento comercial. Isso pode indicar pontos positivos ou negativos sobre os fornecedores, mas tenha sempre em mente que o mais importante são as comprovações que tais fornecedores podem passar para você.
Analise as propostas comerciais
Nesta etapa você já fez uma pré-seleção de fornecedores. O próximo passo lógico é solicitar propostas comerciais ou orçamentos, de acordo com os produtos que sua empresa precisa. Inclua na solicitação detalhes completos dos produtos, quantidades, datas de entrega, padrões e outras características necessárias para sua empresa. Neste momento também converse com os fornecedores para coletar informações sobre os processos de trabalho que eles utilizam e se é possível fazer algumas adaptações de modo que a negociação seja válida para ambos os lados.
Outro procedimento importante durante a análise é comparar cada proposta com os critérios de avaliação dos fornecedores que sua empresa definiu no primeiro passo deste processo. Assim você consegue enxergar se as propostas se encaixam com as necessidades da sua empresa. E caso surjam dúvidas, ou algum critério definido não esteja claro em alguma proposta, entre em contato com o fornecedor para esclarecer.
Monitore os fornecedores
Assim como em qualquer relacionamento comercial, por vezes podem acontecer desentendimentos com seus fornecedores. Mas é possível evitar a grande maioria desses desentendimentos e manter uma relacionamento saudável e positivo com eles. Para isso, tenha sempre o contato de um responsável da empresa fornecedora que possa solucionar os possíveis problemas. Além disso, esse responsável deve ser consultado periodicamente para que sua empresa verifique com ele como está o desempenho das negociações. É um bate-papo, às vezes informal, para verificar se tudo está em ordem.
Esses 4 passos são de extrema importância para que sua empresa encontre fornecedores confiáveis, que cumpram com os requisitos necessários, fornecendo produtos e serviços adequados, dentro do prazo e do seu orçamento. Isso vai ajudar sua empresa na melhoria de produtividade, maior tranquilidade no trabalho e crescimento.
Adicionar comentário