A automação de processos industriais não é um conceito atual. É uma técnica que já existe faz muitos anos e em muitas indústrias ao redor do mundo. Mas com a chegada da Indústria 4.0, a automação ganhou novas possibilidades e tecnologias, e assim passou a ser praticamente uma obrigação para as indústrias que buscam crescimento, com tecnologias mais avançadas.
Isso porque a automação faz com que as indústrias ganhem em produtividade, segurança, faturamento entre outros.
Se você tem interesse no assunto de automação e quer saber mais, continue lendo este artigo e confira as informações presentes nos tópicos a seguir.
Entenda o conceito de automação de processos industriais
A importância da automação nas indústrias
Entenda o conceito de automação de processos industriais
Antes, os produtos eram fabricados de forma artesanal, manual ou utilizando sistemas eletromecânicos. Com a chegada de novas tecnologias, foi possível criar automação de alguns processos, o que já trouxe economia de tempo e maior capacidade de produção. Assim foi criada a produção em série.
Historicamente, foi a Ford quem trouxe a produção em série para o mercado, e assim a indústria automobilística foi o segmento que mais investiu em automação de processos. E a produção em séria também garantiu uma padronização da qualidade dos produtos fabricados, sendo mais uma vantagem para as indústrias.
O Fordismo foi pensado justamente para que os carros da Ford pudessem atender às exigências dos compradores de seus carros. Isso porque com a automação de processos, é possível fabricar produtos sempre iguais.
Além disso, o valor dos produtos se torna mais competitivo, fator primordial para que as indústrias tenham vendas e lucratividade, perante a concorrência.
A importância da automação nas indústrias
Como você percebeu, a produção, a lucratividade, e consequentemente a imagem da empresa perante o mercado, são influenciadas positivamente pela automação de processos.
Principalmente a produção, que ganha eficiência e rapidez, mantendo sempre a qualidade dos produtos fabricados, por serem padronizados.
Sobre a lucratividade, outro principal benefício da automação de processos, com o aumento da produção surge a possibilidade de vender mais, como por exemplo abrir novos mercados em regiões onde a indústria ainda não vende. Isso sem falar que a automação de processos reduz o desperdício de matérias-primas e materiais, evita paradas de emergências para consertos de máquinas e diminui a necessidade de mão de obra. Tudo isso gera aumento nos lucros.
Com uma produção pré-programada, e com a diminuição de falhas na linha de produção, através da automação de processos, as indústrias ganham uma grande contribuição na lucratividade.
E também ganham prestígio em suas marcas, pois o mercado percebe nitidamente as melhorias nos produtos. Isso gera autoridade em seu segmento.
Outro fator de relevante importância é que com a automação de processos, o contato de trabalhadores com a linha de produção diminui, o que leva a uma diminuição drástica de acidentes. Ou seja, a indústria ganha mais benefícios.
Adicionar comentário