Para as indústrias que querem estar alinhadas às mais recentes tendências mundiais, tal como a Indústria 4.0, os investimentos na Automação 4.0 devem ser levados em consideração. Isso porque ela é responsável por um aumento na produção, além de reduzir custos e desperdícios, assim como gerar produtos com muito mais qualidade e padronização.
Para saber o que é a Automação 4.0 e como ela atua nas indústrias, veja as informações nos tópicos deste artigo.
O que é a Automação 4.0
A Indústria 4.0, que também é chamada de Quarta Revolução Industrial, e também de Automação 4.0, é um conjunto de processos modernos, que se encaixam para quaisquer segmentos e portes de indústrias. Exemplos desses processos são os sistemas de interação entre homem-máquina, a Internet das Coisas Industriais (IIoT), Cloud Computing, o Big Data e outras diversas ferramentas que levam à automação da produção.
O objetivo da Automação 4.0 é fazer com que a eficiência e a produtividade dos processos sejam cada vez mais assertivas. Ao implementas as diversas soluções disponíveis nos setores das indústrias, cria-se um ambiente de trabalho onde a participação humana se limita a monitorar e analisar.
Com uma menor interação humana, evita-se a insalubridade ao mesmo tempo que aumenta a segurança.
Para isso, se faz necessária uma mão de obra qualificada, para operar as novas máquinas e equipamentos e, principalmente, para analisar os dados relacionados à Automação 4.0.
Tais dados proporcionados pela nova tecnologia proporciona uma visão muito mais realista, o que ajuda na tomada de decisões, não só da produção, mas de todos os setores de uma indústria. Isso eleva a qualidade da produção e seus produtos, e dessa forma gera mais valor agregado e competitividade.
O conceito de Indústria 4.0 oferece muitas possibilidades para otimizar os processos industriais. E é importante saber que a automação é a palavra-chave para essa evolução.
Claro que implementar a Automação 4.0 vai depender de diversos fatores, que devem ser analisados profundamente antes da implementação. Para isso, todos os setores devem participar das decisões, e assim chegar aos processos e estratégias necessárias, que vão de encontro com o momento de cada indústria em particular.
Para que a Automação 4.0 tenha os resultados esperados, são necessárias máquinas e equipamentos específicos, além dos softwares e integração entre os diversos sistemas, para gerar a comunicação entre todas as partes da produção.
A implementação da Automação 4.0 não precisa ser feita de uma vez. Uma das vantagens é que ela pode ser feita através de módulos. Dessa forma, além de viabilizar o investimento, as indústrias podem se adaptar aos poucos com as mudanças, sem parar sua produção.
A Automação 4.0 já é uma realidade mundial. Muitas indústrias já recebem seus benefícios, e outras tantas já perceberam que esse é um caminho sem volta, e que vai proporcionar melhorias constantes.
A Sparflex fabrica cabos para todo e qualquer sistema de automação, seguindo todas as normas de qualidade, nacionais e internacionais.
Além disso, os cabos podem ser produzidos sob demanda, de acordo com o seu projeto.
Adicionar comentário