Home > Blog > Áudio > Cabo de áudio: informações essenciais para músicos
Você sabia que o cabo de áudio é algo que faz toda a diferença no seu som?
Quando você pluga o cabo no seu instrumento ou equipamento, o áudio é transformado em sinal elétrico e esse sinal elétrico passa pelo cabo de áudio até sua mesa de som, placa de áudio, caixas de som, etc. Logo, é de extrema importância que você use cabos de qualidade para que esse sinal chegue com ótima qualidade e fidelidade.
É certo que existem outros fatores que influenciam na qualidade sonora, como o sistema de captação do seu instrumento ou equipamento, mas se um cabo de áudio for de baixa qualidade ou apresentar algum problema, o que acontecerá é que você terá um som distorcido, com chiados, etc.
Mas como escolher bons cabos? Quais os requisitos que devem ser levados em consideração? É sobre isso que falaremos a seguir.
Dicas para escolher um ótimo cabo de áudio
Na parte externa, os cabos de áudio são bem parecidos, mas é a parte interna e a qualidade dos materiais utilizados que ditarão o quão bom e durável ele será.
A seguir listamos alguns itens que você precisa se atentar para escolher um cabo que dará conta do recado, oferecendo a qualidade que você precisa para o seu som.
Blindagem dos cabos
Muitos músicos, a fim de economizar, acabam adquirindo cabos sem blindagem, mas isso é muito importante.
A blindagem ajuda a eliminar ruídos, o que é excelente tanto para quem fará apresentações ao vivo, para quem irá gravar em estúdio ou simplesmente ensaiar em casa, pois essa blindagem minimiza a interferência magnética recebida e enviada através do cabo.
Outra vantagem é que se você usar um amplificador, o cabo blindado ajuda a evitar interferências como sinal de rádio, por exemplo.
Matéria-prima
O material usado na fabricação do seu cabo de áudio é outra coisa a se atentar. Cabos que utilizam material de baixa qualidade oferecerão um áudio de baixa qualidade também.
E isso vale tanto para o cabo em si quanto para os plugues também. E isso ainda pode te gerar problemas como ruídos ou cabos quebrando e você tendo que fazer o reparo ou comprar outro novo em um curto período de tempo.
Um dos principais problemas relacionados à bitola é que é comum no mercado você adquirir um cabo com, por exemplo, uma bitola de 2.5mm e quando vai aferir a área do cabo ele ter na realidade uma bitola de 1.5mm.
Esse pode ser um problema, pois você estaria levando um cabo diferente do que precisaria para o seu projeto. E isso pode até mesmo causar problemas como superaquecimento, uma vez que o cabo não era o indicado para determinada aplicação.
Um exemplo seria no caso das caixas de som. Elas possuem potências distintas, logo, exigem cabos com bitolas distintas também, correndo o risco de danificar seu aparelho no caso de levar um cabo com bitola que não seja adequada.
Logo, um bom cabo de áudio te oferecerá bitolas fiéis. O que não seria o mesmo no caso de cabos de qualidade duvidosa.
Construção (solda dos cabos)
Aqui um item que muitos não dão a devida importância. Alguns que não entendem do assunto até mesmo se arriscam a fazer a solda com seu cabo, sendo que isso exige o porte de ferramentas adequadas.
Um ótimo cabo utilizará solda de alta qualidade para garantir a qualidade e se você quer algo profissional, que garantirá a fidelidade do seu som, é extremamente importante se atentar a isso também. Especialmente se você toca em banda, faz apresentações ao vivo ou quer manter a qualidade em estúdio de gravação. Por isso é importante também que você pesquise sobre o fabricante.
Cabos de áudio Sparflex
Os cabos de áudio da Sparflex oferecem toda a qualidade que você precisa para o seu som. Você terá um produto que te acompanhará por um bom tempo e com a fidelidade de som que você precisa.
Nossos produtos podem ser encontrados nas melhores lojas do ramo, mas se você não encontrou na sua cidade, pode entrar em contato conosco por aqui.
Adicionar comentário