Para quem deseja investir na modernização da sua indústria, existe uma série de opções vantajosas. Inclusive, os cabos de rede, em especial, se a ideia é aplicar a Indústria 4.0 nos processos produtivos. Afinal, as redes industriais quando bem elaboradas oferecem muitos benefícios.
Além disso, é importante contar com produtos de qualidade. Então, se você deseja entender melhor como são os cabos de rede e suas funções na Indústria 4.0 continue com a leitura deste artigo. E nos tópicos a seguir encontre as principais informações a respeito do tema.
O que são os cabos de rede e onde são usados
Aplicação dos cabos de rede na Indústria 4.0
O que são os cabos de rede e onde são usados
Os cabos de rede são amplamente usados na indústria. Eles servem para que atuadores, controladores e sensores façam a troca de informações de maneira rápida e segura. Esse é o jeito mais eficiente de controlar plantas industriais com assertividade.
Além disso, há diferentes tipos de redes industriais. Cada uma possui regras bem definidas para que o trabalho ocorra do modo esperado. Dessa forma, os cabos de rede que transmitem dados são divididos em Fieldbus, Ethernet Industrial e Protocolos da Indústria 4.0.
A Fieldbus é a mais tradicional e pode ser aplicada em equipamentos de pequeno porte. Mas também funciona em projetos mais exigentes, inclusive, no ramo da medicina e da navegação naval. Já os cabos de rede para a Ethernet Industrial são responsáveis por transmitir grandes volumes de dados.
São conhecidos ainda por permitir uma comunicação em tempo real, bem como a integração com a web. Outro atributo é dispor de pontos de acessos em diferentes locais da linha de produção. Quanto aos Protocolos da Indústria 4.0., tratam-se de cabos de rede que conseguem enviar as informações para a nuvem.
Com isso, conseguem atuar de maneira ainda mais dinâmica. A rede industrial com esses cabos recebe também a característica de ser independente e flexível.
Aplicação dos cabos de rede na Indústria 4.0
Como se pode ver, para a Indústria 4.0 os cabos de rede são indispensáveis. Afinal, eles servem para viabilizar a obtenção dos dados do campo até o CLP – Controlador Lógico Programável. Nesse cenário, as redes industriais não têm só o objetivo de transmitir dados, mas também de serem grandes aliadas da produtividade. Isso acontece porque os cabos de rede contam com muitas vantagens nesse sentido. Entre eles, é possível citar as instalações elétricas, que têm o seu tamanho reduzido, podendo chegar às dimensões de um painel elétrico.
Outro benefício é a modularização de máquinas e equipamentos. Com isso, podem atender diferentes dispositivos com muita eficiência. Os cabos de rede conseguem até mesmo realizar diagnósticos em tempo real. Assim, possíveis falhas são identificadas com muito mais agilidade e o reparo ganha em velocidade. E o melhor, sem afetar em excesso o processo produtivo. Esses são apenas alguns exemplos de como as redes industriais contribuem com a simplificação dos processos produtivos.
Por consequência, beneficiam-se ainda os colaboradores, que estão melhores equipados para desenvolver as suas funções. E claro, com muito mais segurança.
Empresas que precisam de cabos de rede devem conversar com a Sparflex, que produz esses cabos com tecnologia 100% nacional. Entre em contatos pelos canais:
Adicionar comentário