Se procura formas de preservar sua coleção de LP’s, nós trouxemos aqui algumas dicas de como limpar disco de vinil.
Apaixonado por colocar aquele bolachão no toca-discos e poder voltar no tempo, seja com as canções ou com o próprio ato?
Não importa se você é como Ed Motta, que compara o prazer de ouvir um LP à lasanha feita pela mãe, sendo o CD uma lasanha congelada de mercado, ou apenas alguém que se jogou no mundo ressuscitado do vinil e quer se divertir com o hobby, manter essa preciosidade por mais tempo requer cuidado.
Hoje aqui trouxemos alguns métodos para preservar a qualidade sonora e também a estética do disco. A limpeza, inclusive, oferece uma melhora perceptível nos graves e agudos da sonoridade do disco.
Dicas de como limpar disco de vinil: o processo inicial
Antes de utilizar qualquer método de limpeza, recomendamos que você use uma escova de fibra de carbono. Essa escova ajudará a remover a poeira do disco, mas sem o arranhar.
Com a ajuda dessa escova é possível alcançar as ranhuras do disco, removendo a poeira acumulada ali. Isso deve ser feito sempre antes de utilizar os métodos de limpeza úmidos, pois evita que a poeira grude e dificulte a limpeza.
O ideal é usar essa escova sempre antes e depois de usar o disco no toca-discos. Inclusive, pode-se utilizá-la na limpeza do próprio toca-discos também.
Utilizando uma máquina de limpeza
O primeiro e mais eficiente método de como limpar disco de vinil é através de uma máquina própria para isso.
Essa máquina de limpeza, mesmo tendo um valor não muito barato (custando entre R$ 150,00 a R$ 1.000), consegue remover a sujeira de modo eficiente. Outra vantagem é que o processo é feito de forma silenciosa e rápida.
Se você tem uma grande coleção de discos de vinil, então esse seria um bom investimento.
Com esse equipamento você ainda melhora a qualidade sonora dos discos, pois essa máquina para lavar discos elimina as partículas de sujeira que podem gerar ruídos no áudio.
Contudo, essa limpeza com a máquina não deve ser feita sempre, mas apenas de tempos em tempos. No caso, a limpeza com um pano macio é recomendada sempre antes de colocar seu LP para tocar.
Curtindo o artigo até aqui? Temos também um artigo com dicas de como conservar fitas k7. Vale a pena conferir.
Método caseiro de limpeza de discos de vinil
Ainda temos uma dica mais simples (e barata) para a limpeza dos seus discos. Contudo, nesse método é importante tomar um certo cuidado.
Primeiramente, o que usaremos será detergente neutro (apenas neutro, pois ele é livre de aditivos que podem danificar seu disco) e água.
O que você fará é despejar um pouco de detergente neutro numa bacia com um pouco de água. Em seguida misture bem os dois.
Pegue essa mistura e molhe (com cuidado) o seu disco, por alguns segundos. Tome cuidado com o rótulo do disco. Use as mãos e esfregue devagar o disco no sentido horário, indo do exterior dele para a parte central.
E agora enxague ele bem com água, tomando sempre cuidado para não danificar o rótulo. Remova todo o resíduo do detergente. Depois disso, deixe o disco escorrendo e secando num aparador de plástico, mas na sombra.
Isso ajudará a preservar seus tesouros por muito mais tempo.
Adicionar comentário