Os condutores elétricos são materiais essenciais em instalações elétricas, por isso, muito úteis em diversos momentos. Seu uso pode ser feito em residências, empresas e quaisquer construções onde se exija eletricidade. Para saber mais a seu respeito, como os seus tipos e características, continue lendo este artigo e confira as informações presentes nos tópicos a seguir.
O que são os condutores elétricos
Principais tipos de condutores elétricos
Utilidade dos condutores elétricos
O que são os condutores elétricos
Condutores elétricos são componentes que possuem baixa resistência elétrica, sendo que essa característica permite a passagem da corrente elétrica por eles com facilidade. Isso acontece porque os elétrons livres têm uma ligação bem fraca com o núcleo atômico na sua estrutura.
Dessa maneira, se torna fácil para os elétrons se espalharem e se moverem de modo desordenado. Além disso, ao aplicar uma diferença de potencial, ou seja, uma tensão elétrica, o movimento dos elétrons é impulsionado, tornando o seu movimento ordenado.
O resultado é uma corrente elétrica que se move ao longo do condutor, proporcionando assim o uso de energia elétrica.
Existem três tipos de condutores elétricos, veja a seguir quais são eles e suas principais diferenças.
Condutores Sólidos
São chamados ainda de condutores metálicos e se caracterizam pela presença de elétrons livres em sua estrutura, os quais não contam com uma conexão forte com o núcleo. Por consequência, ocorre uma condução de energia rápida, uma vez que os metais doam elétrons de maneira fácil.
Exemplos são o cobre, amplamente usados nos cabos da rede pública de energia elétrica, o alumínio, que tem se tornado mais comum devido ao seu bom custo-benefício, e o ouro, encontrado em componentes eletrônicos, como placas de memória de computador ou em plugs de cabos de áudio.
Lítio, prata, chumbo, magnésio, entre outros, são os demais exemplos de condutores elétricos, porém com menos uso na fabricação.
Condutores Líquidos
São denominados também de condutores eletrolíticos e produzem corrente elétrica quando os íons positivos (ou cátions) e os íons negativos (ou ânions) se deslocam por sentidos contrários. O resultado é uma dissolução iônica.
Cálcio, sódio e potássio, além de outros, são exemplos de condutores elétricos, em geral, usados na galvanização industrial.
Condutores Gasosos
Os mais conhecidos como condutores de terceira classe, ou de terceira categoria, possuem como portadores de cargas os íons positivos (cátion) e os íons negativos (ânions). A produção de energia é a consequência da colisão desses elementos.
Exemplos desses tipos de condutores elétricos são os gases ionizados, como os utilizados nas lâmpadas fluorescentes.
Utilidade
Os condutores elétricos são principalmente conhecidos por transmitirem energia para residências, indústrias, empresas e qualque local que exija energia elétrica, por meio de cabos, que devem ter diâmetro (seção) de acordo com a sua aplicação. Dessa maneira, quanto maiores forem, mais resistência oferecem, o que significa que suportam mais corrente elétrica.
Os cabos que conduzem eletricidade podem ser usados internamente, na tubulação de casas e prédios, ou podem ser externos, nesse caso, também são conhecidos pelo termo instalação aparente.
Esses cabos são encontrados ainda nos aparelhos eletrodomésticos, os quais possuem flechas destinadas a se conectarem na rede elétrica residencial.
Mais uma aplicação dos condutores elétricos é nos veículos automotivos. São eles os responsáveis por levarem a energia da bateria para os componentes, como faróis, piscas, buzina, alarme, luzes internas, rádio, painel, etc.
Adicionar comentário