Manter um padrão de qualidade do que se produz é essencial para manter a indústria competitiva no mercado. Afinal, quando os produtos são utilizados pelo consumidor ou mesmo por outras empresas devem oferecer sempre as mesmas características.
Para tanto, é preciso que haja um rigoroso controle de qualidade na indústria. Se você ficou interessado no assunto e quer saber como fazer e conferir mais informações continue lendo este artigo e confira os tópicos a seguir.
Importância do controle de qualidade nas indústrias
Dicas de como fazer controle de qualidade
Importância do controle de qualidade nas indústrias
Fabricar produtos iguais, que sempre sigam o mesmo padrão é uma necessidade para muitos segmentos da indústria. O principal motivo é garantir o sucesso na conversão de vendas, já que ao adquirir uma mercadoria o consumidor ou empresa espera que ela possua a mesma qualidade já experimentada.
E para que seja possível garantir esse padrão, as empresas devem contar com um adequado controle de qualidade. Assim, a indústria que comercializa um produto de excelência consegue garantir o alto padrão sempre que novas unidades forem fabricadas, ou mesmo no lançamento de novos produtos.
Outra vantagem desse controle é a possibilidade de identificar problemas. Afinal, se o processo é sempre o mesmo, se houver um defeito, o erro é visto com mais nitidez e facilmente pode ser corrigido.
Além de promover a confiabilidade da marca, com o controle de qualidade a empresa não tem que se preocupar em fazer recall ou receber devoluções ou manutenções durante o tempo de garantia.
Dicas de como fazer controle de qualidade
Já para realizar o controle de qualidade é possível adotar diferentes medidas. Veja quais são as mais relevantes a seguir:
Ter processos bem definidos
Elaborar processos industriais bem definidos para a fabricação de cada produto é essencial para garantir um padrão de qualidade. Dessa forma, mesmo que haja rotatividade de funcionários e profissionais de diferentes níveis de conhecimento, é possível alinhar a produção para que se mantenha igual.
Implementar um sistema de qualidade
Esses sistemas são implantados com o objetivo de assegurar um padrão de qualidade ao que é fabricado, ao mesmo tempo que analisa o processo. Assim, é possível buscar maneiras de melhorar a cada dia o processo para que ele se torne mais eficiente sem prejudicar a qualidade do produto.
Contar com uma gerência de qualidade
Mais uma dica para o controle de qualidade é que a empresa possua uma gerência de qualidade. Ela deve atuar em um nível estratégico, implementando o sistema de qualidade. Para tanto, é preciso observar o produto final e desenvolver soluções para que o mesmo se torne melhor para o consumidor.
Estar atento aos indicadores de qualidade
Há três indicadores de qualidade que devem ser levados em consideração: disponibilidade, performance e qualidade. O primeiro refere-se à disponibilidade das máquinas e equipamentos e serve para identificar quando há uma parada devido a uma manutenção não programada. Trata-se de um indicador de problema no processo que deve ser resolvido.
Quanto à performance, consiste na eficiência da máquina, que pode ser medida comparando-a com outras similares. Se ela estiver produzindo menos que as demais, trata-se de outro problema para sanar.
O mesmo ocorre com a qualidade, sendo que as máquinas devem fabricar peças úteis. Caso contrário, também há indícios de problemas. Esses três indicadores devem ser observados constantemente.
Preocupado com a qualidade de sua indústria? Então, adquira os cabos da Sparflex, que são produzidos de acordo com as principais normas de qualidade, nacionais e internacionais. Entre em contato pelos seguintes canais:
Adicionar comentário