Home > Blog > Institucional > Indústria 4.0: como implementar nas indústrias de pequeno e médio portes
A Indústria 4.0 chegou para todos. Não apenas para as grandes indústrias, mas também para as de pequeno e médio portes, com todas as vantagens que esse conceito oferece.
Isso porque a Indústria 4.0 oferece maior eficiência na produção.
Saiba mais acompanhando os tópicos deste artigo.
• A Indústria 4.0 nas pequenas e médias indústrias
• Dicas de implementação da indústria 4.0
A Indústria 4.0 nas pequenas e médias indústrias
Se uma indústria de pequeno ou médio porte quer aumentar sua produção, além de melhorar diversos aspectos produtivos, a Indústria 4.0 é o caminho certo.
Além do fato de que muitas indústrias podem ter a necessidade de aumentar suas operações. Isso significa que elas vão precisar de um controle maior e mais preciso. Esses dois fatores trazem consigo uma maior necessidade das indústrias se manterem competitivas, e aqui também a Indústria 4.0 é a melhor solução.
A tecnologia necessária para a Indústria 4.0 é basicamente essa:
• IA, ou Inteligência Artificial, para análise de dados, que costumam ser em grande volume;
• Cloud Computing, para armazenar tais dados e manter o controle em tempo real, mesmo à distância;
• a robótica, para automatizar os processos de produção;
• a IIoT (Internet das Coisas Industriais), para conectar todas as máquinas, equipamentos e computadores.
Como você deve ter percebido, essa tecnologia toda vem com a necessidade de qualificação dos colaboradores, porque os processos serão transformados, principalmente com o uso de novos equipamentos e dispositivos. Porém, essa qualificação costuma ser rápida, e assim os colaboradores ficarão bem preparados.
Dicas de implementação da indústria 4.0
Eficiência nos processos de produção. Esse é o objetivo maior da Indústria 4.0. E com maior eficiência, a indústria pode facilmente expandir sua produção, vendas e faturamento.
É claro que é preciso ter cuidado com a demanda, para que tudo fique sobre controle, sem que a indústria sofra prejuízos. Para tanto, é preciso um planejamento para implementar a Indústria 4.0 e também para que a expansão se dê de forma gradual.
Para implementar a Indústria 4.0, a primeira dica é reunir informações para a melhoria dos processos em geral. Para isso, todos os setores devem se unir. Aqui já entra a Inteligência Artificial.
Em seguida, vem a necessidade de sistemas que automatizem as vendas. De nada serve produzir mais se o processo comercial não der conta. Essa automatização pode ser feita através de softwares, entrando aqui o Cloud Computing.
Já no caso do aumento da produção, depois do planejamento adequado, a IIoT serve para que todas as máquinas, periféricos, equipamentos e dispositivos se comuniquem. Assim, geram informações importantes sobre o processo produtivo, possibilitando que os operadores acompanhem em tempo real, antecipando inclusive as soluções para possíveis problemas.
As indústrias de pequeno e médio portes podem contar com os cabos de automação Sparflex, produzidos com tecnologia 100% nacional, seguindo os principais requisitos de qualidade.
(11) 2535-8900
contato@sparflex.com.br sparflex.com.br
Excelente matéria, desde 2018, venho utilizando matérias que me são enviadas por essa grande empresa. Nossos parabéns pelo e-book atual, versando sobre a indústria 4.0
Adicionar comentário