Home > Blog > Institucional > Realidade aumentada na indústria: uma nova conexão entre homens e máquinas
A cada dia a Indústria 4.0 passa por novos avanços, com a chegada de novas tecnologias. Assim, a automação dos processos fica muito mais otimizados. E a realidade aumentada é uma dessas tecnologias, que traz uma nova perspectiva na conexão homem-máquina.
Acompanhe as principais informações sobre esse assunto.
• Introdução à realidade aumentada na indústria
• Como é a atuação da realidade aumentada na indústria
Introdução à realidade aumentada na indústria
De forma simplificada, a realidade aumentada é uma tecnologia que traz objetos virtuais para a realidade. Ou seja, uma pessoa consegue acessar a peça de uma máquina, por exemplo, de qualquer lugar, vendo cada detalhe dessa peça. É como se fosse um holograma.
Além disso, pode-se acessar painéis virtuais, com interfaces pré definidas e dinâmicas, para o controle preciso de operações. Apesar do painel não existir fisicamente, ele tem as mesmas funções, ou até mais.
Essa possibilidade traz o benefício de integrar os mundos reais e virtuais, e assim otimizar o trabalho de qualquer parte do mundo, de uma forma muito mais econômica, pois não é preciso mais fabricar diversos protótipos. Ao invés disso, pode-se criar um protótipo virtual antes de fabricar determinada peça.
Para acessar os objetos virtuais, é preciso óculos de realidade aumentada, ou mesmo um celular ou tablet com os softwares necessários. Esses dispositivos devem estar ligados a um computador conectado aos processos da indústria.
Como é a atuação da realidade aumentada na indústria
Com muitas fábricas aderindo à Indústria 4.0, muitas delas já utilizam a realidade aumentada. Mas essa tecnologia ainda não está presente em muitas indústrias, por se tratar de uma novidade e de ter um valor ainda alto de investimento. Porém, dentro de alguns anos a realidade aumentada na indústria estará muito mais acessível.
Dentre as vantagens dessa tecnologia temos que os processos industriais se tornam mais eficientes, gerando assim uma maior produção e um maior volume de vendas. Além disso, temos a economia de tempo e de recursos como matérias-primas.
No tocante à otimização dos processos de fabricação, as vantagens se justificam pelo acompanhamento de dados relacionados à produção em tempo real, o que garante maior qualidade e agilidade. Assim como é totalmente possível adiantar tendências, o que se torna um grande diferencial na competitividade.
E sobre o investimento na realidade aumentada na indústria, em médio e longo prazos ela se paga, para depois gerar maior faturamento, principalmente com a redução de custos proporcionado por essa tecnologia. Afinal, ela auxilia na redução de manutenções de máquinas e equipamentos, porque o controle deles se torna mais assertivo.
Outros fatores de economia são a redução de falhas e possibilidade de tomar decisões com mais agilidade e facilidade.
E por último, mas não menos importante, a realidade aumentada na indústria permite que diversos profissionais trabalhem em conjunto, sem terem que estar no mesmo lugar.
E para que sua indústria tenha tudo o que é preciso para a realidade aumentada e para a Indústria 4.0, os cabos de automação se fazem necessários.
Para isso, conte com a Sparflex:
(11) 2535-8900
contato@sparflex.com.br sparflex.com.br
Adicionar comentário