Home > Blog > Áudio > Violão canhoto: a melhor saída para quem usa a mão esquerda?
Entre os diversos modelos de violão, temos o violão canhoto, instrumento construído para quem usa a mão esquerda ao tocar violão. Mas e quanto aos cursos, métodos e apostilas específicos para quem usa a mão direita? Como fica tudo isso?
Se você é canhoto e está preocupado em aprender a tocar violão, hoje vamos esclarecer algumas dúvidas sobre isso.
Violão canhoto: sobre as dificuldades dos alunos
Um período muito infeliz na história relata que as pessoas canhotas eram vistas como “mensageiras do mal”. E não houve apenas perseguição religiosa, mas também social e cultural aos canhotos.
Mas foi provado cientificamente que as pessoas canhotas possuem apenas uma alteração na genética. E não são poucas as pessoas que nascem assim, de acordo com estudo da Universidade de Oxford, de cada dez pessoas uma é canhota.
Antigamente era muito difícil para estudantes de música canhotos conseguirem estudar em escolas de música ou conservatórios, por exemplo. Mas você não está sozinho e ser canhoto não te impedirá de tocar muito bem. Há desafios, mas eles podem ser superados.
Dentre os grandes nomes da música, inclusive, há alguns canhotos: o grande Jimi Hendrix, eleito o melhor guitarrista por diversas vezes, Tony Iommi, guitarrista da Black Sabbath, entre outros.
Principais dúvidas sobre tocar violão canhoto e o que fazer
Existem pessoas canhotas que tocam violão para destros invertendo as cordas. Mas já existem muitas marcas construindo instrumentos específicos para quem é canhoto.
No entanto, há rosas mais há espinhos também. E isso porque existirão alguns problemas, como:
– Se você aprender a tocar num violão canhoto será difícil depois usar um violão para destro. Assim, você terá que andar sempre com o seu violão, pois pode ser difícil encontrar alguém que também use um modelo desses;
– Cursos e métodos para violão canhoto são bem raros de serem encontrados;
– Esses instrumentos são mais caros e não existem muitos modelos disponíveis.
Surge aqui muitas dúvidas, tais como: o que fazer para adaptar os estudos para a mão direita na esquerda e da esquerda para a direita?
Antes de continuarmos a explicação, recomendamos que veja também o artigo sobre saúde dos dedos que fizemos. Lá falamos sobre alguns cuidados para evitar problemas de tendinite em músicos e passamos alguns exercícios.
Primeira opção: trocar a posição das cordas de um violão destro
Você pode optar por um violão destro e aprender a tocar invertendo as cordas do instrumento. Desse modo você se sentirá mais confortável e será mais fácil de aprender. Essa é uma das formas mais usadas pelos canhotos.
Nesse caso, a primeira corda passaria a ser a sexta e a sexta seria a primeira, a quinta trocaria de lugar com segunda e, por fim, a quarta corda seria a terceira e a terceira seria a quarta. O primeiro guitarrista a fazer isso com uma guitarra foi Jimi Hendrix.
Aprender a tocar violão destro
Mas há ainda a opção de aprender a tocar violão do mesmo modo que os destros. No começo pode ser um pouco difícil se adaptar, mas não é impossível. Essa forma é melhor porque você conseguirá acesso a cursos e métodos mais facilmente.
Inverter o violão para destros
Há ainda uma outra forma de tocar usando um violão para destros, contudo essa parece ser mais complicada. Seria você pegar o violão e apenas invertê-lo, sem trocar as cordas e nem mexer em nada. Mas aqui você terá que tocar os acordes de forma invertida e fazer as batidas e dedilhados também invertidos.-
Gostou do artigo? Então confira mais conteúdos assim no blog da Sparflex acessando aqui. Nos vemos por lá!
Adicionar comentário